quinta-feira, 25 de março de 2010

OS FERRABRAZES

Os mitos dos grandes gestores empresariais que vão fazer ...alguém sabe o quê?

São os Ferrabrazes das grandes dietas, de uma "filosofia particularmente dura". Qual o resultado? "Com habilidade e sorte, o clube poderia manter uma equipa com capacidade para continuar na I Divisão".

E se não houver habilidade e sorte?

"Se isso não acontecesse não poderia ser encarado como uma fatalidade, mas sim como uma etapa de um plano a 10, 15 ou 20 anos, que visa a eternização do clube com orçamentos elevados que permitissem, então sim, um nível de I Divisão".

Estas são citações de uma entrevista de um desses D. Sebastiões: Pedro Queiroz Pereira (pessoa certamente muito respeitável, enquanto pessoa. Não é isso que discuto). Não se ofusquem com o brilho fátuo de milhões e leiam bem.


Em resumo, com essa brilhante gestão (empresarial!), daqui a 15/20 anos, o Belenenses poderia então estar na 1ª Divisão - onde esteve toda a sua vida, menos 3 anos. Daqui a 15/20 anos, note-se. Provavelmente, com 5 adeptos resistentes. Seria esse o projecto (?) desportivo (?).

Mas até isso seria uma grande benesse, pois "Tenho metas empresariais a atingir. Tenho obrigações para com os meus accionistas, sociedades que lidero e respectivos trabalhadores e não poderia dispensa tempo para colaborar numa tarefa dessas".

Mas pronto, eu é que sou maluco por não mitificar - no e para o Belenenses - as empresas e os gestores...

As Tesouras

As tesouras estão sempre a tinir...

No Belenenses, o diagnóstico é sempre o mesmo: despesismo, megalomania.

Não tenho visto nada "mega". Mas enfim.

E a receita é sempre a mesma. Lá vêm os ferrabrazes da gestão empresarial cortar, cortar e cortar. Dizem que é o rigor. Que daqui a uns anos é que vai ser (há 34 anos que se diz isso). Que na "minha empresa" e coisa e tal.

Cortar, cortar, cortar. Mas cortar é fácil. E aumentar receitas? Ah, isso já dá um trabalho do caraças. Bom mesmo é cortar. Resolve-se a coisa num instante, sem chatices. Até se pode dizer que faz parte do "projecto". Projecto que nunca é desportivo, claro!

segunda-feira, 22 de março de 2010

NA MINHA EMPRESA...

Está na moda, no Belenenses, começar as frases por: "Na minha empresa...".

Sempre que vem esta maluquice da "empresa" é certo e sabido que lá vai o Belenenses mais ao fundo...

Aqui há uns tempos, era "um gestor" que precisávamos. Num ano tivémos dois, Fernando Sequeira e Viana de Carvalho, e foi o que se viu. E tem visto. Fernando Sequeira ainda teve atenuantes.

"A minha empresa..."! Ora bolas! Sinais de um tempo em que os homens são escravos das empresas, que se supunha servirem o homem. Mas hoje tudo se sacrifica aos caprichos das empresas. E do mercado. Enfim, neoliberalismo à solta.

"Na minha empresa..."!. Que treta do caraças! Vamos a ver se nos entendemos: qualquer tipo, até um asno, tem ou trabalha numa empresa. Nada de mais. Muitíssimo mais difícil é fazer um clube, um grande clube, um clube de sucesso. Para isso é preciso muitas mais, muitíssimas mais coisas do que para fazer uma empresa. Coisas que no Belenenses nem se imagina...

"A minha empresa" quer dizer, apenas, incapacidade de gostar a sério do Belenenses. Mais nada.

segunda-feira, 15 de março de 2010

E AGORA CORREM!

Eu não sei, mas ouvi dizer

que agora é a que a direcção anda a correr


Bom, não muito, receio. Mas anda um bocadinho.

Será por haver uma lista de assinaturas para convocar AG para discutir a sua destituição?

Não sei. Mas é bem capaz. O que diz muito, pois se é isso que faz mudar o marinbanço...


quarta-feira, 3 de março de 2010

Demita-se!

Viana de Carvalho
Pseudo-Presidente da pseudo-Direcção do pseudo-Belenenses

Demita-se!

Miguel Ferreira
pseudo-responsável da SAD

Demita-se!

Toni
pseudo-treinador