segunda-feira, 30 de março de 2009

Eu votava era no Rui Alves!

Deixamos aqui alguns extractos duma entrevista de Rui Alves, Presidente do Nacional. O homem pode ser tudo o que quiserem, mas diz o que há muito (há décadas!!) desejo ouvir de um Presidente, um dirigente ou sequer a um candidato a dirigente do Belenenses, e nunca ouvi, nem lá perto! E se o Belenenses tinha muito mais obrigação e muito mais razões.

(É pena o RA não ser candidato às eleições do Belenenses. Votava nele de caras. É mafioso, e tal? Antes mafioso para fora do que para dentro, como no meu infeliz Belém!).



RA - E digo já aqui que não gosto de ter jogadores emprestados.

RA - Criou-se apenas uma competição que nunca poderia ter sido criada sem um objetivo desportivo. Nunca! O sucesso desta competição não era existir uma final Benfica-Sporting. A vitória seria a Taça da Liga dar acesso a uma prova europeia. Isso é que seria a grande vitória do presidente da Liga. (...) Mais: contrariamente ao que foi dito, e isto eu tenho de dizer com mágoa e repúdio, que a Taça da Liga nascia para dar dinheiro aos clubes, eu tenho de dizer que foi para dar aos mesmos de sempre. Aliás, o Nacional vai apresentar uma proposta de alteração. Se uma pessoa tiver o culto da imagem, então é mais agradável que a final seja entre o Benfica e o Sporting ou FC Porto. Não posso é, à custa do meu culto de imagem, perverter um fenómeno que eu tenho de salvaguardar e que antes de ser económico é desportivo. E quando se destruírem as bases desportivas não há economia que salve o futebol.

O modelo português é o único, comparando com os países onde há Taça da Liga, que tem fase de grupos e que põe os grandes à cabeça. Depois, os mais fortes jogam duas vezes em casa. Isto está errado, porque isto está tudo para eliminar a arraia miúda. É ridículo. A competição é iniciada com um regulamento completamente ao contrário. Inicialmente, ainda noutros moldes, até eram as equipas mais pequenas que recebiam os grandes. Mas parece que o Fátima eliminou o FC Porto e ninguém gostou. O Benfica saiu muito cedo também ninguém gostou. Não pode ser assim. Eu acho que, independentemente da parte económica do fenómeno, é preciso respeitar a essência do desporto. E qual é a essência do desporto? Condições de acesso iguais.

RA - Veja o exemplo da Premier League. Um erro de arbitragem é repetido uma vez. Em Portugal, um erro de arbitragem contra o Rio Ave, se calhar, também só é repetido uma vez, mas se for um erro contra Benfica, FC Porto ou Sporting é repetido 20 vezes. Ora, este critério é uma coação sobre o homem que está a arbitrar. A Liga tinha que fazer um caderno de encargos para as transmissões televisivas, para não falar na questão da distribuição de receitas, porque é inadmissível que ainda não se tenha conseguido ir para a centralização dos direitos. Mas o que era fundamental estar, então, nesse caderno de encargos? Igualdade para todos. É uma repetição, é uma. Para todos! E para a comunicação social exatamente a mesma coisa. Não faz sentido falar-se do caso do Benfica-Nacional durante 15 dias. Se fosse ao contrário, falava-se um dia. Assim nunca lá iremos.


Pergunta - Se um clube português chegar, por exemplo, aos 5 milhões pelo Nené e um outro clube estrangeiro oferecer exatamente o mesmo, que negócio prefere fazer?
RA - Vendo para o estrangeiro. Claramente! Aliás, ainda no ano passado o Nacional fez 5 transferências para o estrangeiro: duas para a Alemanha, duas para a Roménia e uma para a Suíça.

Pergunta -Fazendo o negócio, não seria interessante o jogador, ainda assim, poder continuar em Portugal?
RA - Prefiro que ele vá para o estrangeiro, até para não jogar contra o Nacional... (risos)

Pergunta - Mas recorda-se de ter dito que o Nacional disputava "o mesmo campeonato do Sporting"?
RA - Vocês podem não entender, mas eu acho que disputo realmente o mesmo campeonato que disputam o FC Porto, o Benfica e o Sporting. E o Rio Ave, por exemplo. Só há um campeonato.


Pergunta - Quando disse aquilo não estava a tentar provocar?
RA - Não. Naquele momento o Nacional tinha mais 5 pontos do que o Sporting. Isso era a mesma que o Guimarães, na época passada, ter dito que disputava o mesmo campeonato nacional que o Benfica. Toda a gente se iria rir, mas no fim a verdade é que o Guimarães ficou à frente do Benfica. Era impossível o Nacional ter ficado à frente do Sporting? Não é um clube que dispute habitualmente os mesmos objetivos, mas naquele momento disputava. Qual é o problema disso?

RA - Veja bem, quando existe uma crise no setor têxtil, os empresários expõem os problemas ao governo e este - então se for em véspera de eleições mais fácil será - toma medidas de auxílio. Se a banca está falida, faz recurso a capitalização com aval do Estado. Como o futebol se mata a si próprio, aqui não é preciso qualquer medida de auxílio e o governo vai assobiando para o ar. E então vemos grandes bandeiras do desporto nacional, com décadas e décadas de história, como o Vitória de Setúbal, Belenenses ou Boavista, que vão fechando aos poucos. E isto é que é grave. Então e aqui? Não há medidas de auxílio? O futebol não tem crise? O futebol são só as transferências milionárias? Ninguém pensa nos escalões de formação, por exemplo? Eu acho muita piada a este secretário de Estado do Desporto, mas acho isso... antes de mudar de canal. Porque, de facto, quando está a falar, não diz nada de nada.

sexta-feira, 27 de março de 2009

VAMOS TODOS VOTAR

É um serviço ao clube. É bom haver muitos votantes.

E vamos fazer um serviço ao clube: votar branco ou nulo.

GOSTAM?

• 13:03 - luas - Coitados como só sabem contar até 28,contar 50 ou 67 é muito complicado,não estão habituados a tal esforço.
• 11:15 - Ricardo Santos - "Tenho provas de que os serviços do clube não são rigorosos nem fiáveis" Após esta frase ainda não vi falar nem o Albano em o Leitão. Voces são uma vergonha e até quem esta por perto diz ter provas...




Acima, estão os comentários de leitores do Record a este artigo:

"José António Nóbrega não se conforma com a decisão do vice-presidente da mesa da AG, Jorge Coroado, em rejeitar a sua candidatura às eleições de 18 de Abril por aquela não apresentar as 50 assinaturas válidas exigidas pelos estatutos.
"Não ficaremos quietos e vamos até às últimas consequências! Caso a resposta ao nosso requerimento seja negativa, avançaremos para o Tribunal Administrativo com um pedido de impugnação das eleições", afirma a Record o antigo dirigente dos azuis na década de 90. Sem querer entrar em polémicas com Jorge Coroado - que, curiosamente, integra a lista -, José António Nóbrega garante que cumpriu os critérios para ser candidato.
"Apresentámos 67 assinaturas, mas os serviços só acusaram a receção de 50. Depois, o Jorge Coroado conferiu e já eram 51. Tenho provas de que os serviços do clube não são rigorosos nem fiáveis", finaliza. Contactado, Coroado remeteu um comentário para mais tarde
".

quarta-feira, 25 de março de 2009

DIFERENÇAS? QUAIS DIFERENÇAS?

Já nem peço para me dizerem as diferenças entre os projectos, porque já me pronunciei sobre isso: não há projecto nenhum! Portanto, serei coerente.

Mas, já agora, digam-me três - só três - diferenças de ideias e opções entre as listas concorrentes...


ELEIÇÕES 2009 NUMA PALAVRA

...
PALHAÇADA

terça-feira, 24 de março de 2009

Contas certas, rigor, projecto imobiliário, rigor, terrenos, rigor, realidade concreta (*), profissionalismo, rigor, competência, rigor, infraestruturas, rigor (**), valências........ TUDO FÓRMULAS VAZIAS!

NADA DISSO!


NADA DISSO É A PRIORIDADE!




SÃO AS PESSOAS, "ESTÚPIDO"!





* Como se a realidade fosse "concreta"... que coisa tão retrógrada, tão possidónia!
** Belo rigor o que temos tido!

segunda-feira, 23 de março de 2009

PESADELO

No pesadelo em que vive o Belenenses (paraíso para alguns...), as eleições vêm aumentar o horror.

Gostava de acordar deste pesadelo infernal mas o facto é que ele existe, embora, por serem os seus próprios actores, não se apercebam disso aqueles para quem a decadência é "business as usual". Mesmo que o negócio seja maledicência, conversas mesquinhas nos recantos do Restelo, ou chupar os ossos que restam.

Por muito maus que tenham sido os últimos anos (e foram!), estas listas excedem tudo o que de negativo se pudesse esperar.

Em dezenas de nomes, haverá três ou quatro aproveitáveis. Há três ou quatro que não sei quem são. O resto, é objectivamente anti-Belenenses.

Vamos lá ver se me faço entender. Eu digo "objectivamente anti-Belenenses" porque as suas ideias, accões e práticas não conduzem ao progesso e engrandecimento do Belenenses mas sim à sua decadência e empequenecimento. Os candidatos são marcadamente micrómanos, como de costume. Não sei, nem me interessa saber - exceptos em casos de desonestidade -, que estejam convencidos de que fazem bem e que a sua intenção seja "boa". Dou isso de barato, mesmo sabendo que em muitos casos a vaidade é o que mais comanda e os motiva. Detesto vaidosões, e mais ainda quando não têm razão para o ser.


As eleições no Belenenses são a coisa mais desenchabida do mundo. Um indíviduo normal, mesmo anestesiado, sentiria tédio. Aqui, no Belenenses, as pessoas entusiasmam-se (na escassa medida de que são capazes) com palavras como "rigor" e frases como "cuidado com as melagomanias", "não aos aventureirismos" e "cortar nas despesas". Visto que no Belenenses estas frases são dez vezes mais repetidas que em qualquer outro clube, espero ao menos que as nossas finanças estejam prósperas... Estão, não estão?

Os "projectos" fazem-me rir. Vamos ser um bocado sinceros: não há projecto nenhum. Nunca houve. Um projecto implica saber com clareza o que se quer atingir e definir os meios, os modos e os prazos como tal se vai alcançar. Não me digam que estas listas têm "projectos". No máximo, têm as mesmas intenções que, no mínimo, há 20 anos atrás as candidaturas já tinham. O resto, são três ou quatro acrescentos de pseudo-modernismo, não nos conceitos mas nas palavras: "marca", "valências", "budgets".

Se alguma dúvida houvesse da nossa triste decadência, bastaria ver que, nos dirigentes e candidatos, há gente que deseja que o Sporting seja campeão, há gente que chama estádio da Luz ao Estádio do Restelo, que chama Futebol Clube Os Belenenses ao nosso clube, que gritou golos do Benfica marcados por jogadores que nos abandonaram, que tem muita esperança que o Amorim e o Rolando prosperem no Benfica e no Porto, que vai para milhares de quilómetros ver finais europeias do Benfica, que pondera apresentar à UEFA uma queixa contra o Belenenses, que deseja que o Belenenses perca, etc,etc, etc.

A única coisa que podemos fazer pelo Belenenses nestas eleições, é irmos votar. E votarmos nulo... Que quer dizer: não à decadência do Belenenses, não à mediocridade!

sábado, 21 de março de 2009

O pseudo-derby

Está a dar o derby dos parolos da 2ª circular e a SIC enfatiza muito os adeptos dos dois lado a lado.



Mas que há-de mais natural? Aliados em tudo o que é essencial (e em muito, aliados do Porto), essa solidária pseudo-rivalidade é de todos os dias. A esta hora mesma, há milhões nos comes e bebes de amigos a dar umas piadas para encenar a rivalidade.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Eleições...

Já decidi. Com facilidade. Infelizmente...


VOTO NULO



P.S. - Sinto-me envergonhado

quinta-feira, 19 de março de 2009

E em 2039...

Vai finalmente arrancar o processo de arrelvamento do Maracanãzinho. Está em fase de adjudicação.

Embora a equipa de Futebol (de 7) esteja em 1º lugar na Série F da 3ª divisão, com 10 pontos de avanço, o presidente da Direcção negou que o objectivo seja subir.

"Não podemos ser megalómanos. Não temos estruturas para isso. O objectivo passa pela manutenção. Temos um projecto de longo prazo, para a meio do século, aí sim, regressarmos aos bons tempos da 2ª Divisão B", clarificou.

quarta-feira, 18 de março de 2009

BELENENSES EM 2029

Noticiário sobre o Belenenses durante o ano 2029:

O Belenenses está a fazer uma época de ouro, como há muito não se via. A dez jornadas do fim, a equipa de Futebol está num surpreendente e tranquilo 8º lugar na sua série da 2ª divisão B.

No entanto, alguns oposicionistas manifestaram-se preocupados com as contas do clube e afirmaram que o clube não tem estruturas para estes voos. "Talvez daqui a uns 5 anos", acrescentaram, "possamos estar em condições de ocupar sustentadamente os lugares de topo [da 2ª Divisão B)". Em privado, admitiram mesmo que uma descida para a 3ª divisão podia ser o melhor para o clube. "Não podemos ser megalómanos. Às vezes é preciso dar três passos atrás para dar um à frente!".

O presidente da Direcção expressou a sua revolta com estas afirmações. Numa AG bastante concorrida, levou os cerca de 8 presentes ao delírio, quando revelou que já há 2 jogadores a ser pretendidos pelo Mondinense "entre outros clubes". Há a perspectiva de um grande encaixe financeiro. Assegurou ainda que até ao fim do mandato o projecto imobiliário estará concluído e aprovado. O Restelo vai ter uma nova face. Irá tudo abaixo, e serão construídas duas moradias, um prédio de dois andares, um canil, um campo de golfe e um campo de futebol de 7 com capacidade para perto de 200 pessoas.
Finalmente, mostrou uma carta que lhe foi pessoalmente dirigida por um jovem a pedir a adesão como sócio, concluindo que dada a grande campanha dos 200 sócios que tem sido feita no bar do estádio, tem havido uma entrada anual de 3/4 sócios.

O nosso jornal foi em busca do jovem referido e podemos adiantar que se trata de José Santos. Na festa de aniversário dos seus 73 anos, este jovem, num breve discurso, disse, ser necessário correr com os velhos do Restelo, sem o que o clube não terá futuro. "Há que dar lugar a projectos inovadores", acrescentou. "Felizmente, estamos agora no bom caminho", concluiu, antes de se dirigir para a final da 3ª divisão de Pesca em Aquário, frente aos rivais de Rio Seco.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Vamos lá?

Com juízo, vontade e decisão, acho que ainda vamos conseguir a permanência.


Espero que depois se prepare uma época como deve ser.


domingo, 15 de março de 2009

Guerras, Pais e outros que tais

Respeitosamente me curvo perante a morte de Armando José Cabral Ferreira.

No entanto, reservo-me o direito de ter e expressar opinião acerca dosseus 2 anos e 10 mesaes enquanto Presidente do Belenenses e da SAD. E essa opinião é globalmente negativo, incluindo os resultados desportivos e a sua relação com o que se desperdiçou de recursos.

O Alexandre Pais acaba de escrever no Record:

"A televisão mostrou, não há muito tempo, imagens que constituíam o exemplo acabado da maldade dos homens e de como o fanatismo é triste, mesmo miserável. Refiro-me ao ocaso de Cabral Ferreira na presidência do Belenenses, quando rebentou o problema causado pela indevida inscrição de Meyong. Já muito debilitado fisicamente e apoiado numa bengala, o homem que suportou uma doença gravíssima oferecendo ao clube azul as suas últimas forças - como lhe dera já os derradeiros anos de vida - foi "atacado" por um energúmeno que o insultou e mandou para casa. E lutava nessa altura o Belenenses não por um lugar para não descer, como hoje, mas por um lugar na UEFA. Os furiosos dramáticos achavam pouco e o resultado está à vsita. Elegeram uma direcção "moderna" e "competente", e hoje o clube luta simplesmente para não morrer" (1).

Porque será que os Fernandos Guerras (que pura e simplesmente amesquinha o Belenenses) os Alexandres Pais e outros tais gostavam tanto de Cabral Ferreira, inclusive lhe fazendo a campanha eleitoral, enquanto tratam o nosso desditado clube atrás de tudo?

Para eles, tudo o que signifique "amen" ao tri-sistema e um Belenenses conforme com a malta dos jornais é magnífico...

(1) Parece que se confundiu Cabral Ferreira e Carlos Janela. Convenientemente?

sexta-feira, 13 de março de 2009

Porque será?

A verdade é esta:

Quanto mais se gosta do Belenenses mais maltratado se é.

quinta-feira, 12 de março de 2009

Reconstruir o Belenenses

O ciclo do império terminou.

O Belenenses bateu no fundo. É um clube que já nem do passado vive, porque os próprios adeptos o esqueceram ou não conhecem. A história, magnífica, deu-nos muitos rendimentos mas agora já não pinga mais do que uns tostões.


Temos um palácio degradado, quase a desabar, de um fidalgo em ruínas. O Belenenses está abandonado, infiltrado e traído até à medula. José António Saraiva (porque raio há-de invocar o Belenenses, com que nunca se preocupou?) é apenas a contraparte pública dos que, em acto supremo de traição, vibram (ou têm "muita esperança") com o sucesso de Rolando no Porto, de Amorim no Benfica e, acrescente-se o pasmo ao nojo, Jorge Jesus no Braga!

Estas, desculpem-me a grosseria, são manifestações apaneleiradas que urge varrer do clube, para que a reconstrução (se ainda for possível), assente em alicerces sólidos, por poucos que sejam.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Misérias

Mais miserável do que a nossa exibição de ontem, só mesmo a não divulgação do jogo (nem fazemos assistência nem dinheiro).


Alguma coisa tem que mudar rapidamente ou é o fim. O fim triste, e caso único, de um clube que foi muito grande.